Menu 1-800-630-4694

eDirectory Support Portal

Search our growing knowledge base for helpful resources like articles, videos, and GIFs to master your online directory website software as quickly as possible or to learn more about how it all works here at eDirectory.com. Anything need to be updated? Let us know here!

Importando dados para Empresas

Last Updated: Jun 10, 2016 04:29PM BRT
O recurso de importação do eDirectory permite que o sitemgr carregue  dados das listagens em massa. Para a importação funcionar, você precisa converter seus dados para o formato de aarquivo CSV do eDirectory. Um modelo de arquivo CSV pode ser baixado através da sua área sitemgr no seguinte local:

Sitemgr -> Gerenciar Dados -> Importação -> Baixar o modelo CSV




Nós aconselhamos que você faça o download do modelo de arquivo CSV e simplesmente copie e cole os dados para os campos apropriados para evitar erros de Importação devido a formatação incorreta.

No tratamento dos dados é muito importante se lembrar de algumas coisas importantes como:
  • Não adicionar ou remover quaisquer colunas da planilha. Cada coluna da CSV baixado é especificamente mapeado para uma determinada tabela no banco de dados.
  • Não remova qualquer parte do texto dentro da linha 1. Por favor, comece a preencher seus dados no início com a Linha 2.
  • Título de Listagem é o único campo obrigatório para a importação ser executada corretamente. No entanto, nós recomendamos o preenchimento de no mínimo categoria e localização pois fica mais fácil para os usuários finais localizarem as listagens que foram importadas. 
  • Se você quiser uma listagem importada para ser colocado em uma sub-categoria, por favor, formate a célula como Categoria-> Sub-Categoria (sem espaços entre eles). Cada lista pode ser associado com um máximo de cinco categorias / sub-categorias.


 

Configurações de Importação

 
O Sitemgr pode importar arquivos em formato .CSV contendo vários registros para facilitar a adição de Empresas e Eventos no eDirectory.
Por meio de ‘Passos’ o Sitemgr consegue, de uma maneira fácil, visualizar todo o processo de Importação e, caso alguma configuração esteja errada, é possível voltar aos passos anteriores para realizar a correção.
O processo de Importação é agendado no momento em que o Sitemgr escolhe o arquivo sem ter a necessidade de aprovação do mesmo.
O limite atual para Importação através de FTP é de 100Mb, ou seja, cada arquivo importado poderá conter no máximo 100Mb. Essa limitação é necessária para uma otimização de desempenho da Importação. Para upload de arquivos a limitação pode variar conforme a configuração de cada servidor, essa limitação é exibida no momento em que é feito o upload do arquivo.
Para Importar dados é necessário acessar o menu Gerenciar Dados >> Importação.





No Passo 1 o Sitemgr poderá visualizar as configurações atuais para cada módulo que será feita a Importação.

Cada Importação poderá possuir diferentes configurações, ou seja, ao importar um arquivo o Sitemgr poderá selecionar algumas configurações e logo em seguida, importar outro arquivo com outras configurações. Essas configurações poderão ser alteradas nos passos a seguir.
Nesta etapa o Sitemgr poderá escolher também para qual módulo a Importação será realizada. Após a escolha, deverá clicar no botão “Próximo” para que o outro passo do processo seja exibido.





Neste Passo o download do template do .CSV poderá ser feito para que o arquivo a ser importado siga a estrutura correta.
O Sitemgr deverá estar atento quanto aos nomes das colunas no Cabeçalho do arquivo .CSV para realizar a importação corretamente.
O arquivo será convertido automaticamente para UTF-8 caso sua codificação seja diferente e apenas será possível importar um arquivo por vez.
Caso o arquivo seja editado em um editor de texto, os campos deverão ser separados por aspas para que não haja problemas com outros separadores válidos. (Ver estrutura do arquivo .CSV a ser seguida pelo Sitemgr no final da explicação do processo de importação).
Não possuindo dúvidas, o Sitemgr deverá continuar o processo clicando no botão “Próximo”. Porém, se alguma configuração necessite de edição, o botão “Voltar” permite ao Sitemgr retornar ao Passo anterior.




No Passo 3 o Sitemgr poderá editar as configurações da Importação e caso o módulo não tenha sido escolhido, este é o momento final para isso.
Há uma explicação sobre cada item de configuração a ser editado pelo Sitemgr para que este não tenha nenhuma dúvida e possa realizar a Importação corretamente.
Caso necessite voltar aos passos anteriores, o botão “Voltar” fará esse retorno. Se tudo estiver correto, o Sitemgr deverá clicar no botão “Abrir Importador” para que a tela de Importação seja exibida. Só é possível retornar do Passo 3 para trás, a partir do Passo 4 não é possível este retorno.





Ao escolher realizar a Importação por upload  o Sitemgr deverá selecionar o arquivo e clicar no botão “Pré-Visualizar” que ficará ativo após esta escolha de arquivo.





A tela de Visualização é exibida e é neste momento que o Sitemgr observa se é o arquivo desejado para a Importação.
Caso não seja o arquivo correto a ser importado é possível escolher outro arquivo seguindo o mesmo processo.
Se o arquivo estiver correto, basta clicar no botão “Importar” que o arquivo será carregado e executado conforme as configurações.
Após pressionar o botão de “Importar” a tela a seguir é exibida onde é agendado o processamento de Importação.




Caso o arquivo a ser importado seja maior que o permitido pelo servidor, o Sitemgr deverá escolher fazer a Importação por FTP no Passo 4. Após selecionar o arquivo é necessário clicar no botão “Pré-Visualizar” que estará ativo após o arquivo ser escolhido.
 



A tela de Visualização é exibida e é neste momento que o Sitemgr observa se é o arquivo desejado para a Importação.
Caso não seja o arquivo correto a ser importado é necessário clicar no botão “Voltar” e retornar aos passos anteriores para a correção do mesmo.




Se o arquivo estiver correto, basta clicar no botão “Enviar” que o arquivo será carregado. 




Será feito o agendamento do processo de Importação conforme as configurações.





Caso alguma linha do arquivo .CSV importado por Upload ou FTP contenha erros a Importação não é parada, ou seja, somente são importadas as linhas que estão corretas e no final do processo (na aba de Log de Importação) são exibidas as linhas que possuem erros para que o Sitemgr consiga gerar um novo arquivo e importar somente as linhas que não foram importadas anteriormente.
Nesta tela de Log de Importação são exibidos os status que um arquivo poderá possuir. São eles:
 
Na fila
Processo de importação na fila de espera.
 
Finalizado
Processo de importação finalizado com sucesso.
 
Cancelado
Processo de importação cancelado após um ‘Reverter’.
Deletado
Log de importação removido pelo Sitemgr. Nesta ação, os itens importados não são removidos.
 
Aguardando
Status intermediário apresentado após o Sitemgr parar um processo de importação.
 
Erro
Arquivo .CSV errado.
 
Em andamento
Processo de importação em execução.
 
Pausado
Processo de importação parado pelo Sitemgr
Este processo não pode ser retomado. O Sitemgr será capaz apenas de reverter esta
Importação.
 
As seguintes opções são exibidas para que o Sitemgr possa realizar em um arquivo de importação:
 
Reverter
Exclui todos os registros adicionados através do processo de importação.
 
Interromper Importação 
Pausa o processo de importação.
 
Excluir Log
Deleta o log de importação.